Quem Somos

Sobre Pathwork®

O Pathwork®, cuja tradução literal é “Trabalho do Caminho”, é uma metodologia de autoconhecimento baseada em um conjunto de ensinamentos apresentados sob a forma de palestras. Estas contêm conceitos e orientações sobre como remover os obstáculos que nos separam dos outros, da nossa criatividade e energia vital, aumentar a intimidade nos nossos relacionamentos e assim, abrir mão do que bloqueia nosso desenvolvimento, nossa plena realização e alegria.

O método, eminente prático, aplicável ao nosso dia-a-dia, é muito útil para pessoas que estão buscando um caminho espiritual ou que gostariam de entender a razão de certos acontecimentos em sua vida. Com freqüência essa busca se manifesta como uma sensação de inquietação, um anseio, um vazio que nada preenche.

Na introdução de seu livro Não Temas o Mal, Donovan Thesenga, que dedicou mais de trinta anos ao Pathwork®, afirma que a inconsciência de nossas falhas é a fonte de todo sofrimento humano, de todos os conflitos: internos, entre pessoas e entre nações. O Pathwork® nos mostra, passo a passo, como trazer esses aspectos à consciência, lidar com eles, aceitá-los sem ser coniventes, reconhecer seu efeito sobre nossa vida e transformá-los. Somos aos poucos orientados na direção da plena responsabilidade, a perceber que não somos vítimas, que as situações de nossa vida foram criadas por nós, consciente ou inconscientemente, e que assim como as criamos podemos mudá-las e tornar nossa existência cheia de alegria, paz, harmonia, prazer, realização em todos os aspectos.

O Pathwork® é uma marca registrada que só pode ser utilizada por aqueles que têm permissão por escrito da Fundação Internacional do Pathwork®.

Histórias

Eva Pierrakos

Eva Pierrakos nasceu em Viena, no ano de 1915. Mudou-se para os Estados Unidos no ano de 1939. Conheceu o psiquiatra John C. Pierrakos, um dos membros fundadores da Bioenergética e da Core Energetics. Eva incorporou o trabalho energético no Pathwork, com sua curiosidade natural e desejo de investigar sobre o seu mundo. Acessava sua voz interior, transcrevendo informações e posteriormente falando, em estado de transe. Desenvolveu o dom de ajudar as pessoas em seu autodesenvolvimento, o que culminou no Guia Pathwork.

Sua beleza vibrante, inteligência e amor à vida, contagiava quem assistia às suas palestras. Faleceu no ano de 1979 e deixou como legado centenas de palestras, milhares de estudantes e seguidores e dois iluminados centros Pathwork. Essa coleção de ensinamentos não dogmáticos não requer que nos afastemos de práticas ou crenças religiosas. Sugere o exame de nossas crenças e aceitação de nossa autoridade interior, que é nosso verdadeiro Eu. Encoraja o desenvolvimento de um ego maduro e saudável. Com o ego fortalecido e livre de contradições e equívocos sobre a vida e sua vocação, podemos alcançar a plenitude, conscientes de quem somos.

Pathwork® do Distrito Federal

No inicio da década de 90, eu estava procurando um trabalho de autoconhecimento fiquei sabendo por Aida Putinick, já a conhecia e feitos alguns cursos na Unipaz com ela, que estava trazendo o Pathwork® para o Brasil para formar facilitadores/ helpers e seu desejo era que essa primeira turma fosse composta por uma pessoa de uma parte do Brasil. Essa formação seria ministrada por professores norte-americanos, Donavan e Susan Thesanga, primordialmente, entre outros. O desejo de Aida foi realizado um grupo maravilhoso se reuniu em Salvador vindo de várias regiões do país, que se mobilizou nesse processo mais profundo de autotransformação onde cada um precisa olhar pra si mesmo.

Então chegou um momento onde nossos professores disseram que a gente precisava passar isso a outras pessoas, claro que naquele momento éramos iniciantes e estávamos imaturos para o processo, mas com um empurrãozinho deles a gente, começou cada um na sua região.

Assim eu trouxe pra Brasília, e o meu espanto maior que imediatamente eu abri uma turma e foi se chegando monte de gente e assim eu construí o que existe hoje do Pathwork®, esse movimento, tão importante aqui em Brasília.

O meu papel no Pathwork® foi exatamente esse, trazer, pra Brasília, fazer as pessoas conhecerem, divulgar e começar o processo de formar pessoas que seriam os facilitadores de outras pessoas. Os professores dessa primeira formação, que aconteceu de 2002 a 2006, foram os pioneiros lá da turma de Salvador.

Gilda Vasconcelos

O que significa o Pathwork® na minha vida...

Carla

"Um caminho de autoconhecimento e autotransformação em direção à nossa essência divina."

Arnaldo

"Um processo fantástico de transformação pessoal que considera e integra as nossas dimensões psicológica e espiritual."

Cássia

Com o Pathwork , a cada passo , uma conscientização maior e, a certeza de estar indo em direção a minha essência divina . Muito autoconhecimento, purificação e transformação!

Celdi

"Pathwork é um caminho de pura luz e libertação."

Eugênio

"Autodesenvolvimento, autopurificação e autoconhecimento. Isto é o Pathwork."

Francisco

"Caminho de Luz, a Divina Unidade. Quero ser um bom Caminhador."

Tânia

"Pathwork é... Trazer à superfície nossas partes ocultas, o que nos habilita a assumir a responsabilidade por nossa vida e a preenchê-la  com nossa missão maior."

."

Susana

"Uma disciplina de autoconhecimento que me possibilita conexões amorosas comigo mesma, com os outros e com a vida! ."

Rita

"O Pathwork é um instrumento para se alcançar uma vida com significado, amor próprio e alegria de viver."

Fernanda

"Pathwork é o caminho de amor que nos ajuda a despertar para a verdade de quem realmente somos: na nossa grandeza e na nossa humanidade".

Rachel

"Um caminho espiritual que nos oferece roteiro e  ferramentas para nos reconectar com nosso ser verdadeiro e original, expressando nossa luz no mundo e construindo uma vida e relacionamentos mais positivos e satisfatórios"

Laura

"Caminhar, cada vez mais na direção da minha identidade real para viver a realidade da vida. 50% humana e  50% espiritual – não saberia viver de outra forma: livre, feliz, simples, profundamente sensível e honesta."

Delmair

"Pathwork é voltar para Casa! "

Bruna

"Transformar e Libertar"

Felipe

"Aprendendo a caminhar na vida com lucidez".

Cristiane

“Ser e estar"